É ano de Copa do Mundo de futebol, ano de eleição e, como se não bastasse, um ano cheio de grandes eventos no Brasil, que movimentarão muitos profissionais e organizações corporativas. De uma forma geral, anos de grandes manifestações populares são historicamente exponenciais para os negócios e resultados certos para as empresas.

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer? Como chegar ao sucesso? O que posso lhe garantir é que é necessário ter um plano de ações estratégicas e, para facilitar esse entendimento, vamos iniciar este blog em ótimo estilo.

SEJA BEM VINDO EM NOSSO BLOG!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Administração x Esporte



De acordo com especialistas em programas de estímulo ao trabalho em equipe, muitas analogias podem ser apontadas na comparação entre as atividades desenvolvidas pelas equipes de futebol e os grupos de trabalhos corporativos.

Dividida em cinco competências a ser desenvolvidas pelos participantes do treinamento (disciplina, assumir riscos, foco em resultados, comunicação e cooperação), a atividade visa obter o comprometimento através do futebol.

“As pessoas aprendem muito mais com atividades vivenciais. O futebol representa algo muito próximo à realidade das pessoas, da cultura brasileira. Isso toca no lado emocional, além de possibilitar analogias incríveis com o mundo corporativo,” afirma Almiro dos Reis Neto, presidente da Franquality.


A SELEÇÃO DE DUNGA

Dia 10 de maio de 2010, Dunga, técnico da seleção brasileira de futebol, divulgou quais jogadores iriam compor a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Logo após esta divulgação, sumarizou quesitos importantes da Administração, como:

- A importância do planejamento, com seu desafio de reestruturação no time;

- Critérios rigorosamente subjulgados e utilizados para se fazer a convocação como: comprometimento, atitude, paixão, realização, o saber da responsabilidade, do desgaste, do percurso, e da cobrança;

Qual administrador, líder, empresário que não busca essas atitudes em seu “time”?

- Fazer repensar a área de Gestão de Pessoas no quesito de:
Quem convocar?
Quais talentos juntar?
Como treinar e preparar a equipe?
Como criar uma cultura de excelência?
Como conduzir a equipe?

- Reelaboração de um novo modo de Recrutamento e Seleção:
Não selecionar apenas por aspectos de conhecimentos técnicos, mas sim, agregar na escolha, análise de aspectos intangíveis como a energia, o comprometimento, a alegria e a capacidade de fazer acontecer.

Portanto, as organizações também precisam e anseiam por gente assim, com essa energia e essa capacidade de fazer acontecer. E você? Faz parte de qual time? Dos que lamentam e sentem-se injustiçados a cada momento ou daqueles que efetivamente contribuem para as coisas acontecerem e os resultados aparecerem?


Referências: Revista Profissional & Negócios, junho, ano IX - n 98

SLEGLER, Janaina. LIÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E RH COM DUNGA - uma reflexão. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/licoes-de-administracao-e-rh-com-dunga-uma-reflexao/44847/. Desde Mai/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário