É ano de Copa do Mundo de futebol, ano de eleição e, como se não bastasse, um ano cheio de grandes eventos no Brasil, que movimentarão muitos profissionais e organizações corporativas. De uma forma geral, anos de grandes manifestações populares são historicamente exponenciais para os negócios e resultados certos para as empresas.

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer? Como chegar ao sucesso? O que posso lhe garantir é que é necessário ter um plano de ações estratégicas e, para facilitar esse entendimento, vamos iniciar este blog em ótimo estilo.

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Conceitos Básicos

Administração:

De acordo com MAXIMIANO (2006), administração é “o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos”.

Atitude:

Segundo Jean Meynard(cit. por Gregório 2002), “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.

Carreira:

Hall (1976) sugere a seguinte definição: "Carreira é uma sequência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa".

Competência:

Um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

Conhecimento:

Pode ser definido como "o conjunto de crenças mantidas por um indivíduo acerca de relações causais entre fenômenos" (Sanchez, Heene e Thomas, 1996).

Gestão de Pessoas:

A maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho.

Liderar:

Segundo LACOMBE (2004), liderar é conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e suas ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de idéias e princípios.

Liderança:

Segundo MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI JR. (1998), liderança é um processo de influenciar as atividades individuais e grupais no estabelecimento e atingimento das metas. Processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas.

Organização:

Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais), que busca realizar um mesmo objetivo.

Plano de Carreira:

De acordo com LUCENA (1999), o plano de carreira está relacionado com os objetivos proficionais do indivíduo e suas aspirações pessoais de carreira. Portanto, estes são estabelecidos a partir dos interesses e expectativas do indivíduo.

Recrutamento:

Segundo MILKOVICH e BOUDREAU (2000), é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.

Treinamento:

BARRETO (1995) cita que a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa.
Já MILKOVICH e BOUDREAU (2000) consideram o treinamento como um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.

Desenvolvimento:

SHINYASHIKI (1998) desenvolver qualidades no RH para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais.

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Referências Bibliográficas:

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Atlas, 2006.

MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. Sao Paulo: Atlas, 2000.

BARRETO, Yara. Como treinar sua equipe. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.

SHINYASHIKI, Roberto. A revolução dos campeões. Rio de Janeiro: Gente, 1998.

MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY, Donald C.; PIETRI Jr.,Paul H. Administração: Conceitos e aplicações. 4.ed. São Paulo: Harbra, 1998.

LACOMBE, Frascisco José Masset. Dicionário de Administração. São Paulo: Saraiva, 2004

LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 1999.