Administração:
De acordo com MAXIMIANO (2006), administração é “o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos”.
Atitude:
Segundo Jean Meynard(cit. por Gregório 2002), “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.
Carreira:
Hall (1976) sugere a seguinte definição: "Carreira é uma sequência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa".
Competência:
Um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregue valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
Conhecimento:
Pode ser definido como "o conjunto de crenças mantidas por um indivíduo acerca de relações causais entre fenômenos" (Sanchez, Heene e Thomas, 1996).
Gestão de Pessoas:
A maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho.
Liderar:
Segundo LACOMBE (2004), liderar é conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e suas ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de idéias e princípios.
Liderança:
Segundo MEGGINSON; MOSLEY; PIETRI JR. (1998), liderança é um processo de influenciar as atividades individuais e grupais no estabelecimento e atingimento das metas. Processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas.
Organização:
Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais), que busca realizar um mesmo objetivo.
Plano de Carreira:
De acordo com LUCENA (1999), o plano de carreira está relacionado com os objetivos proficionais do indivíduo e suas aspirações pessoais de carreira. Portanto, estes são estabelecidos a partir dos interesses e expectativas do indivíduo.
Recrutamento:
Segundo MILKOVICH e BOUDREAU (2000), é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.
Treinamento:
BARRETO (1995) cita que a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa.
Já MILKOVICH e BOUDREAU (2000) consideram o treinamento como um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.
Desenvolvimento:
SHINYASHIKI (1998) desenvolver qualidades no RH para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais.
_____________________________
Referências Bibliográficas:
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração, São Paulo: Atlas, 2006.
MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. Sao Paulo: Atlas, 2000.
BARRETO, Yara. Como treinar sua equipe. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
SHINYASHIKI, Roberto. A revolução dos campeões. Rio de Janeiro: Gente, 1998.
MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY, Donald C.; PIETRI Jr.,Paul H. Administração: Conceitos e aplicações. 4.ed. São Paulo: Harbra, 1998.
LACOMBE, Frascisco José Masset. Dicionário de Administração. São Paulo: Saraiva, 2004
LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 1999.