É ano de Copa do Mundo de futebol, ano de eleição e, como se não bastasse, um ano cheio de grandes eventos no Brasil, que movimentarão muitos profissionais e organizações corporativas. De uma forma geral, anos de grandes manifestações populares são historicamente exponenciais para os negócios e resultados certos para as empresas.

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer? Como chegar ao sucesso? O que posso lhe garantir é que é necessário ter um plano de ações estratégicas e, para facilitar esse entendimento, vamos iniciar este blog em ótimo estilo.

SEJA BEM VINDO EM NOSSO BLOG!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Reestruturação da Gestão de Pessoas na LG

A área de Recursos Humanos da LG Eletronics vem buscando uma efetiva melhora no clima organizacional, na produtividade e na atração e retenção de talentos. Por ser uma empresa nova no mercado Brasileiro, com apenas 10 anos de casa, quando chegou ao país deu maior importância nas áreas de produção e vendas; mais tarde percebeu a necessidade de se reestruturar internamente para atender as principais áreas.

De acordo com Fábio Gurman, gerente de RH da LG, considera que o suporte dos coreanos e dos diretores internos é fundamental para está reestruturação, que não se refere apenas à implementação, mas é uma questão de mudança cultural. Seu objetivo principal é integrar a cultura coreana (velocidade) com a brasileira (criatividade) da melhor forma possível. Através dessa integração a empresa torna-se mais forte e competitiva no mercado.

Outro elemento primordial nessa mudança foi o planejamento das ações a curto, médio e longo prazo. A curto prazo estaria a garantia de uma infra-estrutura adequada (assistência médica e transparência de dados nesta área).

A área de seleção de pessoas tem uma atenção especial, pois é por ela que as empresas colocam profissionais talentosos e com perfil adequado. O perfil do profissional desejado também necessitou de mudanças.

Características para Trabalhar em uma empresa dinâmica e com um alto nível de crescimento:
- Flexibilidade
- Disponibilidade


O trabalho de recrutamento e seleção deve envolver a cultura organizacional e a cultura do funcionário, pois o empregado pode ser super talentoso mas não conseguir se adaptar e nem se comunicar internamente.

Desenvolvimento de Talentos
Um bom programa de treinamento e desenvolvimento é capaz não só de aprimorar o colaborador nas suas tarefas diárias, mas também é uma eficaz ferramenta para a atração e retenção de talentos. Um dos diferenciais da área de RH é o curso de idiomas oferecido pela empresa, para atender suas necessidades (a comunicação entre os colaboradores no Brasil e na Coréia), os cursos oferecidos são de inglês, espanhol, português (para os expatriados) e coreano. As aulas são ministradas na própria companhia.

Na área de desenvolvimento a empresa criou um programa de estágios, segundo Fabio Gurman, é muito mais fácil você desenvolver alguém sem vício, do jeito que você quer, do que simplesmente olhar para o mercado e procurar por alguém. Dessa forma, você vai pagar mais caro e, talvez, essa pessoa não se adapte à estrutura.
Mas desenvolver pessoas não reside apenas em ensiná-las a executar determinada tarefa. Enriquecê-las culturalmente também é uma ótima forma de mostrar quão comprometida a empresa está com a evolução destes profissionais.

A estratégia
Que o RH atue como um verdadeiro consultor interno. A idéia de acordo com Gurman é fazer com que o RH, cada vez mais, deixe de ser especialista e passe a ter uma visão mais holística, com uma postura de atendimento ao cliente interno.

Por maior que seja a vontade do RH em promover transformações, de nada adiantaria se não tivesse o apoio incondicional da diretoria. É preciso que as lideranças entendam a importância das pessoas e dêem suporte às mudanças necessárias.


Referência: Revista Profissional & Negócios, ano IX - N.99

Nenhum comentário:

Postar um comentário