É ano de Copa do Mundo de futebol, ano de eleição e, como se não bastasse, um ano cheio de grandes eventos no Brasil, que movimentarão muitos profissionais e organizações corporativas. De uma forma geral, anos de grandes manifestações populares são historicamente exponenciais para os negócios e resultados certos para as empresas.

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer? Como chegar ao sucesso? O que posso lhe garantir é que é necessário ter um plano de ações estratégicas e, para facilitar esse entendimento, vamos iniciar este blog em ótimo estilo.

SEJA BEM VINDO EM NOSSO BLOG!!!

Entrevista com profissional da área

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Resultado de uma entrevista com profissional de Recursos Humanos de uma empresa multinacional.

A avaliação de desempenho é um processo de extrema importância nas empresas. Sem esse processo não há como saber se estamos no caminho correto, se cumprimos com os objetivos pré-estabelecidos e principalmente se estamos alinhados com as competências necessárias para o cargo que desempenhamos.

De forma geral, podemos afirmar que as grandes empresas, ou mesmo aquelas com porte menor, mas com grande foco no desenvolvimento de suas equipes, possuem e colocam em prática um processo de avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho deve levar em conta alguns princípios básicos:

- Primeiro deve haver a definição de metas e objetivos claros e que sejam alcançáveis
- Periodicidade para a definição das metas e respectiva revisão
- Definição prévia das competências técnicas e comportamentais que deverão ser foco de desenvolvimento nesse período.
- Redefinição/revisão das metas caso haja mudanças organizacionais de impacto
- Momento para a conversa com o empregado
- Definição de um plano de desenvolvimento que suporte a avaliação de desempenho

Excelentes líderes investem nessa ferramenta como forma de aumentar o potencial de seus liderados. Isso ocorrerá, sempre que houver foco na identificação das competências como ponto forte e as com oportunidade de melhoria. Para as competências com oportunidade de melhoria é de extrema importância a preparação de um plano de desenvolvimento envolvendo:

- quais competências e comportamentos deverão ser desenvolvidos
- quais ações ajudarão nesse processo
- mudanças de área, treinamentos e capacitações (quando necessário)
- pessoas que serão envolvidas em todas as etapas
- definição de prazo e que resultado se espera no final do plano

A avaliação de desempenho também deverá considerar um diálogo sobre como o empregado enxerga sua carreira, quais oportunidades de desenvolvimento ele já teve e quais ainda espera ter. Também é importante discutir os próximos passos de carreira e outras áreas de interesse.

Com essas informações, haverá um entendimento completo sobre o potencial a ser explorado por meio de um plano de desenvolvimento correto.

Esse processo deverá ainda incorporar uma conversa honesta entre líder e liderado com o objetivo de exercer o feedback e o coaching.