É ano de Copa do Mundo de futebol, ano de eleição e, como se não bastasse, um ano cheio de grandes eventos no Brasil, que movimentarão muitos profissionais e organizações corporativas. De uma forma geral, anos de grandes manifestações populares são historicamente exponenciais para os negócios e resultados certos para as empresas.

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer? Como chegar ao sucesso? O que posso lhe garantir é que é necessário ter um plano de ações estratégicas e, para facilitar esse entendimento, vamos iniciar este blog em ótimo estilo.

SEJA BEM VINDO EM NOSSO BLOG!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Foco na Liderança



Antes de falar sobre a liderança no mundo corporativo, vou contar a história da Dona Joana, uma história ilustrativa que revela uma grande lição sobre a liderança propriamente dita.

A copeira Joana trabalha no escritório de uma grande empresa. Ela está sempre servindo cafezinhos e água, auxiliando com bolachas e biscoitos durante as longas reuniões. Com essa rotina simples, dona Joana dá todos os dias uma verdadeira lição de comportamento no trabalho, embora ninguém preste muita atenção. Para ela, não existe um dia triste, ouvindo todos com um sorriso aberto e sincero.

Dona Joana está sempre disposta a servir. Ela faz todo o possível para atender as necessidades dos colegas. Sempre gentil e de bom humor – apesar da luta diária e vitoriosa contra uma leucemia -, ela transmite segurança, conforto e desejo de ajudar.

Afinal, ela não está ali para atrapalhar ou criticar o que os outros fazem.

Dona Joana quase não aparece, não se destaca, não se mostra. Porém, quando ela se ausenta, o escritório inteiro sente a falta da sua presença alegre, do seu carinho e cuidado com a gente. Os rostos ficam mais sisudos e fechados porque não há o sorriso contagiante da Dona Joana para alegrar o ambiente.

A verdade é que a Dona Joana de cada empresa oferece de graça o exemplo para inspirar qualquer líder, para que trabalhe como um grande facilitador, auxiliando os membros da equipe no desempenho das tarefas. Ele não precisa aparecer, mas deve fazer com que todos contribuam e dêem o máximo de si mesmos com alegria.

LEIA MAIS SOBRE LIDERANÇA NO PRÓXIMO POST...


Referência: Revista Liderança & Supervisão, Ano II, n 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário