É ano de Copa do Mundo de futebol, ano de eleição e, como se não bastasse, um ano cheio de grandes eventos no Brasil, que movimentarão muitos profissionais e organizações corporativas. De uma forma geral, anos de grandes manifestações populares são historicamente exponenciais para os negócios e resultados certos para as empresas.

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer? Como chegar ao sucesso? O que posso lhe garantir é que é necessário ter um plano de ações estratégicas e, para facilitar esse entendimento, vamos iniciar este blog em ótimo estilo.

SEJA BEM VINDO EM NOSSO BLOG!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A prática da Gestão de Carreira

Ao se falar em Plano de Carreira, associa-se muito à ideia de uma estrada plana que, se trilhada pela pessoa, a conduzirá ao sucesso profissional. Porém quando voltamos à realidade das empresas, verificamos a carreira como uma sucessão de acontecimentos inesperados, tanto para empresa quanto para o funcionário, que percebe a sua frente um caminho tortuoso.



“O que importa é o perfil (habilidades e atitudes) da pessoa, sua expectativa e sua vontade de aprender e crescer”, Adriana Tieppo, diretora de Recursos Humanos da Boehringer Ingelheim, em entrevista a revista Profissional e Negócios (outubro 2005).

Para Cláudio Tomanini, palestrante e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas-FGV, Gestão de Carreira é o ato de gerir o desempenho, porém este ato não é responsabilidade da empresa, o dever da organização é cobrar o desempenho de seus colaboradores e não o de gerir. “Esta conclusão ainda é um aprendizado para o Brasil, levando em consideração que, antigamente, o colaborador ficava aguardando a promoção no emprego, por já ter muito tempo de casa e por se considerar apto ao cargo. Porém, hoje isso mudou completamente”.

Ainda segundo Tomanini, o tempo mostra um novo formato de relacionamento empregado e empresa, voltado em aprender e mudar, fazendo com que o colaborador altere seu pensamento e passe a ser um empreendedor do negócio, tornando-se desta forma um gerenciador de sua carreira. A escolha profissional tem um peso fundamental no desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

“A empresa pode até ajudar, mas a responsabilidade é sua!”

VOCÊ JÁ FEZ SEU PLANO DE CARREIRA?
Sugerimos uma metodologia básica para você iniciar o seu:

1. Estabeleça seu objetivo maior com um prazo de tempo para alcançá-lo.
2. Identifique as possibilidades e caminhos mais acessíveis para iniciar sua corrida aos objetivos.
3. Analise seus CHA’s (conhecimentos, habilidades e atitudes) e pondere-os para saber quais você tem que adquirir para o alcance do objetivo.
4. Busque pessoas bem sucedidas na área desejada e espelhe-se em seus CHA’s
5. Selecione um mentor para ajudá-lo a direcionar suas ações ao objetivo.
6. Estruture suas ações para concretizar seus objetivos.
7. Procure cursos, escolas e universidades para aprender conhecimentos técnicos.
8. INVISTA EM VOCÊ!!!

Exemplo: Provavelmente um aluno de Administração que pretende ser um Gerente de Marketing deverá organizar suas ações voltadas a atingir seus CHA’s necessárias para o cargo, ou seja, deverá buscar estágios na área de marketing e em empresas que proporcionem um crescimento profissional voltado ao seu objetivo.

2 comentários:

  1. Acredito de fato que as empresas devam proporcionar ao funcionário um plano de carreira dentro da organização, porém a responsabilidade do rumo da carreira é de cada profissional e não da empresa, neste sentido penso que cada indivíduo deve ter seu plano de carreira determinado e procurar empresas e posições que favoreçam e levem-no aos seus objetivos.

    ResponderExcluir
  2. otimo manual de compotamento, visão objetiva, cautela, hora exata para falar sobre promoção, dose certa é assim que eu conduzo a minha caminhada a promoção, e logico sempre procurando realizar as tarefas com perfeição ou proximo do 100%, para promover o meu diferencial.

    ResponderExcluir